quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AIQ 2011 - Ano Internacional da Química

Encontro Nacional da Indústria Química reforça a importância do setor e apresenta 2011 como o Ano Internacional da área

A indústria química precisa de metas de longo prazo, políticas públicas e de um direcionador estratégico que insira o setor dentro de um contexto maior no desenvolvimento brasileiro. A afirmação foi feita pelo economista Eduardo José Bernini, na abertura do Encontro Nacional do setor, realizado no último dia 10, em São Paulo (SP). Em setembro, Bernini assumiu a presidência executiva da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), responsável pelo evento.
Após a abertura do encontro, o vice-presidente do Conselho Diretor e coordenador da Comissão de Economia da Abiquim, Marcos de Marchi, explanou sobre o desempenho do segmento de produtos químicos de uso industrial, que responde por praticamente metade do faturamento líquido de toda a indústria química brasileira. Esse ano o faturamento desse segmento foi de US$ 63,8 bilhões de dólares.
“Apesar do déficit US$ 14,3 bilhões, o faturamento vem evoluindo ao longo dos últimos 15 anos. A crise de 2009 representou uma interrupção nessa seqüência crescente, mas 2010 foi o ano da retomada”, analisa.
As palestras seguintes apresentaram dados do segmento de produtos químicos de uso final, um balanço sobre a indústria química em 2010 e perspectivas para 2011. Luiz Costamilan, sócio da Energia Rio, fez uma palestra sobre o impacto do shale gás no mercado global de gás natural.
2011: Ano Internacional da Química
O encontro coincidiu com a abertura do Ano Internacional da Química em 2011 (AIQ), uma iniciativa mundial coordenada pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), mas que no Brasil contará com o apoio da Abiquim.
Criado para celebrar o centenário do Nobel de Química para Marie Curie, em 2011, o ano foi o escolhido para o evento, com festividades que acontecerão no Brasil e no mundo. Além de comemorar as grandes descobertas e os últimos avanços científicos e tecnológicos da química, o AIQ pretende estimular o direcionamento de novos jovens para as carreiras cientificas e tecnológicas. “Sem formação tecnológica, não será possível atingir os padrões necessários de desenvolvimento para o nosso país”, assinala o presidente da Abiquim, Eduardo Bernini.