O professor Elissandro Monteiro do Sacramento, que leciona no curso de Biocombustíveis, idealizou o sistema híbrido que utiliza energias eólica e solar que será construído na UECE. O objetivo do projeto é diminuir custos com a produção de energia elétrica, acabando com a dependência de combustíveis fósseis, além de ser ecologicamente correto.
Trata-se de um sistema híbrido - Hidrogênio - Solar - Eólico - o primeiro do Nordeste e um dos únicos no Brasil - que será construído no campus de Itaperi, Capital da Universidade Estadual do Ceará.
"Nesse sistema, nós usamos o hidrogênio como meio para armazenar a energia elétrica adquirida com os aerogeradores (eólico) e placas (solar). Como uma bateria, por exemplo", esclarece o professor Elissandro, o qual conseguiu o financiamento de de R$ 500 mil para montar o sistema piloto junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Ainda em fase experimental, o projeto que pretende otimizar o sistema elétrico do Estado começa a ser implementado em 2011 e antes do final deste ano já deve estar em pleno funcionamento.
Leia a reportagem completa aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário