quinta-feira, 31 de março de 2011

IFRN sedia 4º ciclo de oficinas do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica

 
Desenvolvimento do sistema é feito de forma colaborativa pela Rede Federal de Ensino
De 28 de março a 1º de abril, servidores de diversos Institutos Federais do País participam do 4º Ciclo de oficinas para implantação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O sistema que começou a ser desenvolvido em 2006 e passou a ser implantado a partir de 2009, quando adquiriu maturidade suficiente para tanto. Os participantes das oficinas trabalham no desenvolvimento e implantação do SIGA-EPCT no campus em que atuam.
O SIGA-EPCT divide-se em dois módulos. Ambos automatizam a gestão dos processos institucionais acadêmicos. O SIGA-EDU controla processos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, enquanto o SIGA-ADM auxilia na gestão de Protocolos, Recursos Humanos, Almoxarifados, Patrimônio, Compras, entre outros. Durante as oficinas os servidores utilizam uma versão demo do sistema. Além de treinar a execução das funções eles ajudam a aprimorá-lo sugerindo alterações.
                        Tela da versão demo do SIGA-EDU utilizada durante a capacitação dos servidores


 “Os 110 servidores que recebemos aqui estão divididos em 30 equipes de implantação do SIGA-ADM e 24 equipes responsáveis por auxiliar no desenvolvimento do SIGA-EDU. Posteriormente, eles terão a missão de multiplicar o conhecimento aqui obtido na implantação dos sistemas em seus respectivos institutos”, explica Marco Antônio Juliatto, Assessor Estratégico da Renapi – Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais.
Apesar de o IFRN ainda não ter adotado o sistema, uma equipe de professores, pesquisadores, bolsistas e egressos trabalha no desenvolvimento do SIGA-EDU. “A utilização do método colaborativo para desenvolver o sistema beneficia inclusive os Institutos que neste primeiro momento não o utilizarão, pois estudantes, pesquisadores destas instituições também trabalham aplicando melhorias aos módulos do SIGA-EPCT”, comenta Tatiane Ewerton Alves, Coordenadora Executiva da Renapi.
As primeiras oficinas foram realizadas em Brasília, Balneário Camboriú-SC e Goiânia-GO. As duas últimas etapas do ciclo de oficinas ocorrerão nas cidades de Boa Vista-RR e Maceió-AL.

Parabéns Químico



O blog vivendonaquimica parabeniza a colega Weelima pelo seu aniversário. Parabéns!!!