quarta-feira, 20 de abril de 2011

IFRN começa a implantar a merenda escolar

Até o final deste ano ela deverá ser oferecida em todos os campi
O IFRN começou, neste ano, a implantar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em seus campi da capital e do interior.  Os recursos do FNDE foram disponibilizados no ano passado, para serem utilizados, a partir de 2011, na compra de gêneros alimentícios para oferecer aos alunos nos intervalos de lanche.
A diretora de Gestão e Atividades Estudantis, Solange da Costa Fernandes, explicou que foram feitas três chamadas públicas entre as cooperativas que comercializam seus produtos através do Programa Compra Direta, do Governo Federal.  Como não apareceram interessados, partiu-se para um modelo de licitação convencional.
Atualmente, apenas os campi Natal-Central, Natal-Zona Norte e Currais Novos estão com a merenda implantada.  Os cardápios foram elaborados pelas nutricionistas da instituição, dentro das exigências do PNAE. "Estamos servindo frutas variadas, bebidas lácteas, pães e biscoitos", informa a diretora. Segundo ela, a merenda escolar vem a complementar o Programa Institucional de Alimentação, de modo que, no turno em que estudarem, os alunos terão direito a duas refeições de qualidade - um lanche e um almoço/jantar. "A gente tenta fazer o melhor possível com os recursos repassados pelo governo federal e acho que estamos conseguindo ser bem sucedidos", completou Solange.