sexta-feira, 18 de março de 2011

Revista HOLOS se consolida como fonte de pesquisa científica



Transformação em periódico eletrônico foi fundamental para este resultado
Há sete anos a Revista HOLOS divulga a produção científica dos pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte na Internet, incluindo também artigos elaborados a partir das monografias dos estudantes dos cursos superiores da Instituição.
Ao lançar a primeira edição de 2011 o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação José Yvan Pereira Leite comemora os resultados obtidos ao longo desses anos com o reconhecimento da produção científica do IFRN. “No final do ano passado, incluímos uma ferramenta para acompanhamento dos locais de acesso dos IP’s (endereço que indica o local de um computador), para nossa surpresa, se identificou um elevado número de acessos advindos do exterior, da ordem de 8% nos primeiros três meses da implantação do sistema”, afirmou.
Além desses números, verificou-se ainda que, entre 2004 e 2010, os artigos publicados foram acessados 427 mil vezes, o que demonstra a consolidação do periódico como fonte de pesquisa. Nesse período, foram 303 artigos publicados com uma evolução contínua do número de edições por ano, chegando em 2011 ao número de seis edições anuais.
A primeira edição deste ano é composta por quinze artigos. A publicação traz inicialmente uma discussão sobre as dimensões estratégicas organizacionais dos Institutos Federais. Diversas áreas da engenharia também são abordadas. Artigos sobre tratamento de efluentes utilizando biorreatorprocessamento de mamão com antioxidantescinética de feijão e dimensionamento de biodigestor estão presentes no periódico.
Na área ambiental, são apresentados três artigos que tratam, respectivamente, de recursos hídricos no Estado do Rio Grande do Norte, de debilidades de RCA (Relatórios de Controle Ambiental) na área de petróleo que comprometem o desenvolvimento sustentável e pegada de carbono. A área de informática é contemplada com uma produção sobre templete matching como técnica computacional aplicada ao monitoramento de áreas supervisionadas.
A área de educação profissional em saúde também é contemplada com três artigos, um deles discute a formação de técnicos em gestão em saúde e os outros tratam de aspectos de biossegurança e de segurança do trabalho das equipes de enfermagem.
Para ler outras produções científicas do IFRN acesse as edições anteriores da revista HOLOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário