terça-feira, 26 de abril de 2011

Campus Apodi: Setor de enfermagem realizará Campanha de Vacinação contra o Tétano e a Difteria de 27 a 28 de abril




A vacinação acontecerá das 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:00
O Tétano é uma doença causada por uma bactéria (bacilo Clostridium tetani) que invade as células do sistema nervoso central, provocando espasmos musculares dolorosos (dificuldade de engolir, rigidede nuca, contraçãoda face, abdômen e costas) e convulsões violentas. Tais sintomas podem surgir ou ficarem mais fortes na presença de luz, pelo toque, no ato de tossir, urinar, ou engolir e até por barulhos, podendo levar a exaustãoprofunda, asfixia e até a morte (40% dos casos).
A bactéria causadora do tétano pode ser encontrada em: terra ou areia contaminada com fezes de animais e humanas; águas podres; latas e pregos enferrujados; espinhos; folhas de plantas etc. e penetra no organismohumano através de qualquer ferimento na pele, queimaduras ooutros tipode lesões que rompam a pele.
Em caso de ferimento, lavar em água corrente com sabão, secar e deixar descoberto quando possível.
A Difteria é uma doença contagiosa que ataca preferencialmente as mucosas da garganta e da laringe, causando: falta de apetite; febre alta; mal-estar geral; palidez; pulso acelerado; dode garganta; dificuldade derespirar e engolir; membrana amarelada nas amídalas, laringe ou traquéia; tosse seca; rouquidãodentre outros, que se não tratada pode matar pela obstrução das vias respiratórias ou pelo comprometimento de outros órgãos do corpo primordiais para manutenção da vida.
A vacina dupla adulto (dT), que protege o indivíduo contra o tétano e a difteria, é aplicada na infância, seguindoo esquema básico de vacinação nos postode saúde, mas necessita ser reforçada a cada 10 anos para garantir a imunidade. Por isso estaremos realizando a campanha de vacina contra Tétano e Difteria com o objetivo de vacinar jovens e adultos que necessite do reforço da vacina (dT), com isso garantir a imunidade contra tais doenças.
A melhor e mais segura forma de prevenção e proteção é a vacinação, disponível no posto de saúde. Caso você não se lembre se foi vacinado, ou tenha dúvidas sobre o assunto, procure o serviço de saúde mais próximo. Leve seu cartão de vacinação.
A vacinação ocorrerá no Setor de Saúde do Campus Apodi nos dias 27 e 28 de abril de 2011 das 8:00 as 11:30 e das 13:30 as 16:00.
Observação: É muito importante que os interessados apresentem o cartão de vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário